Thaynnara Queiroz, poetisa e diretora da GCM participa da FLIP em Paraty

publicado: 13/12/2022 11h35,
última modificação: 13/12/2022 11h35

De Carnaíba para o mundo: nossa diretora da Guarda Municipal, Thaynnara Queiroz, tem levado sua poesia para além das fronteiras do Sertão do Pajeú. Ela e demais integrantes do grupo Mulheres de Repente, estamparam matéria no jornal O Globo, quando participaram da Feira Literária de Paraty (FLIP) o evento literário mais importante do país e um dos mais consagrados da América Latina. Além da mesa de glosas, o grupo realizou um workshop.

“Para mim foi uma alegria poder representar Carnaíba, essa que é a minha  terra escolhida, de coração e de raízes, onde minha família foi plantada lá na Matinha. É uma honra poder contribuir  com a terra de Zé Dantas, como também fazer parte de uma gestão tão comprometida com os pilares que são a base de uma sociedade democrática e mais justa, nas pessoas de Dr. Anchieta Patriota e dona Cecília Patriota”, afirmou Thaynnara.

O Grupo Mulheres de Repente, do qual Thaynnara faz parte, congrega as sertanejas Dayane Rocha, Luna Vitrolira, Francisca Araújo, Elenilda Amaral e Milene Augusto e tem viajado pelo Estado com participações em eventos culturais no Recife, Garanhuns, Serra Talhada, Tabira e Afogados da Ingazeira e no país como a  Flup – Festa Literária das Periferias, um evento internacional, no Rio de Janeiro e na FLIP em Paraty.

Além de integrar o grupo, Thaynnara também tem feito apresentações e produções individuais, tais como participado da maior Mesa de Glosas da região, em Tabira, na Festa do Poeta, onde declamou com grandes nomes da poesia, inclusive em mesa mista. “A poesia e a literatura são campos historicamente masculinos, é tanto que as mulheres que iniciaram nesses terrenos, precisavam utilizar pseudônimos de homens para poderem ser publicadas ou ter suas vozes ouvidas no campo da poesia. Poder ocupar espaços de grandes públicos, espaços inseridos em agendas nacionais e até mesmo da América Latina, significa romper uma barreira não somente de nós, mulheres do Pajeú, mas de todas as mulheres que se atrevem a dizer e escrever aquilo que pensam e ocupar esse espaço democratizando, de certa forma, o acesso ao direito a voz”, sentenciou Thaynnara.

A poetisa também participa de recitais e tem obras publicadas como o Cordel Gênesis: a origem do cangaço feminino, que foi selecionado por edital da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), é também autora do livro de poemas Estrela e outros dois cordéis. O projeto Mulheres de Repente vai virar documentário previsto para 2023. O filme é pautado em um roteiro que chama atenção para o papel das mulheres dentro da cultura popular de repentes e poesias.