Secretaria de Saúde de Carnaíba está vivenciando o Dezembro Vermelho

publicado: 13/12/2022 13h02,
última modificação: 13/12/2022 13h02

A Secretaria de Saúde de Carnaíba está vivenciando a Campanha Dezembro Vermelho, instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A detecção de forma precoce dessas doenças leva a instituição do tratamento adequado e rápido, de forma a curar ou controlar, melhorando a qualidade de vida dos portadores desses agravos.

Essa campanha chama a atenção da sociedade para ter atitudes preventivas nas relações sexuais (sexo seguro): usando preservativos; imunizando-se para hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e HPV; discutindo com a/o parceiro (a) sobre a testagem para HIV e outras ISTs, como também realizar o teste regularmente.

É necessário que todas as pessoas vivendo com HIV façam o tratamento adequado. Outras atitudes preventivas são recomendadas, tais como; realizar exame preventivo de câncer de colo do útero (colpocitologia oncótica); realizar Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), quando indicado; realizar profilaxia Pós-Exposição (PEP), quando indicado; conhecer e ter acesso a anticoncepção, concepção e uso de preservativo.

Durante este mês, as Unidades de Saúde da Família estarão ofertando atividades alusivas ao tema. Serão ofertados testes rápidos, distribuição de preservativos e outras ações.

Confira datas e locais:

09/12 – Pátio da Festa de Santa Luzia – Bairro Caixa D´água local: Escola Maria da Paz – 19h
12/12- Itã – Local: Academia das Cidades – 17h
15/12- Roça de Dentro – Local: Em frente a capela – 17h
19/12-Ibitiranga – Local: Nas casinhas populares 9h
21/12 Serra Branca – Local: ao lado da igreja – 9h
22/12 Lagoa do Caroá – Local: Na praça da Academia – 9h
28/12 Novo Pernambuco – Local: Em frente a UBS Alzira Ferreira – 10h
21/12 Praça Menino Jesus de Praga – 18h