Reunião dá os primeiros passos para criação de Unidade de Conservação em Carnaíba

publicado: 18/06/2024 11h33,
última modificação: 18/06/2024 11h33

Na última terça-feira (11), foi realizada uma importante reunião para discutir os encaminhamentos para criação de Unidade de Conservação da Serra da Matinha. A proposta faz parte do projeto GEF ‘Estratégias de conservação, restauração e manejo para a biodiversidade dos biomas caatinga, pampa e pantanal’.

Durante a reunião, houve um consenso sobre as atividades a serem desenvolvidas, que contarão com a colaboração da equipe municipal, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMAS, da CPRH e do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN), este último responsável pela condução dos estudos necessários.

Estiveram presentes representantes das instituições estaduais e municipais, incluindo o prefeito Anchieta Patriota, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Anchieta Alves, a diretora de Meio Ambiente, Edna Andrade, Luiz Siqueira da Associação de Moradores do Sítio Matinha, Teresa Cristina, gerente regional do IPA, e Edson Andrade do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Carnaíba.

Após a reunião, o grupo realizou uma visita técnica à área sugerida para a Unidade de Conservação. Segundo a diretora de Meio Ambiente, Edna Andrade, os próximos passos incluem a execução de estudos detalhados, a identificação da fauna e flora local e a consulta à comunidade residente para ouvir suas opiniões e necessidades.