Prefeitura de Carnaíba comemora o Dia Internacional da Mulher

publicado: 09/03/2023 10h44,
última modificação: 09/03/2023 10h48

Nesta quarta-feira (08) a Prefeitura de Carnaíba, através da Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres, comemorou o Dia Internacional da Mulher com diversas atividades. A programação teve início às 8h no Teatro José Fernandes de Andrade, com as mulheres sendo acolhidas por uma equipe da Secretaria de Saúde, ofertando testes rápidos e informações sobre a saúde feminina. No acolhimento também houve massagem relaxante gratuitamente para as participantes.

Ainda no teatro, momento musical com Carliane Medeiros acompanhada por Maércio Lopes, antes da abertura oficial com a palavra da diretora Edjanilda Santos e do prefeito Anchieta Patriota, que ressaltou a eficiência das mulheres na gestão pública. “Sempre tivemos vários cargos da gestão ocupados pelas mulheres, tanto nas secretarias como diretorias e outros, reconhecemos a habilidade muito maior das mulheres no que se refere a gestão de forma geral, assim como sempre nos dispomos a apoiar quando temos ocorrência de violência, o que, infelizmente persiste”, declarou o prefeito.

A diretora Edjanilda Santos se emocionou ao falar da luta das mulheres por reconhecimento e respeito, ela que vivencia no dia a dia da Diretoria tantas situações de violência doméstica, de falta de perspectiva, e que busca apoiar não somente no socorro destas mulheres como implementando ações que possam gerar renda e liberdade financeira.

A programação da manhã seguiu com palestra de Maria Brassan, com o tema “Livres, leves e soltas”; mesa de glosas com as poetisas Thaynnara Queiroz, Elenilda Amaral, Dayane Rocha,  e Erivoneide Amaral, com a mediação de Nilson Gonçalves, sob o mote: “Só outra mulher entende a força que a mulher tem” e ainda momento de beleza com as mulheres presentes.

No período da tarde, após às 16h, as mulheres se encontraram no Polo Cultural Badu Medeiros, onde aconteceu desfiles, feirinha de artesanato, serviço da saúde e assistência social, sorteio de brindes e muita música com Carliane e no encerramento, Júnior Mendes.

O evento contou também com a participação do NUCA, falando do protagonismo feminino, através da obra de arte feita por Marcos Antônio, homenageando as mulheres arretadas. O jovem retratou Maria Bonita. “Busquei retratar em desenho a força da mulher nordestina através dessa personagem importantíssima, que ainda no seu tempo demonstrou a força e a coragem da mulher ao vencer o preconceito e se inserir no ambiente antes somente de homens”, discursou o artista.

Prestigiaram a programação do Dia Internacional da Mulher, o prefeito Anchieta Patriota, a primeira-dama e secretária de Educação Cecília Patriota, o vice-prefeito Júnior de Mocinha, os secretários Everaldo Patriota e Jonas Rodrigues, o vereador Alex Mendes, diretores, diretoras e população em geral.

O evento foi realizado pela Diretoria da Mulher, em parceria com as secretarias de Administração, Assistência e Inclusão Social, Educação, Saúde, Infraestrutura e Diretoria de Cultura. Também contou com o apoio do comércio local e da vereadora Izaquele Ribeiro.