Prefeito Anchieta Patriota anuncia Projeto de Lei para conceder bolsa para estudantes universitários

publicado: 22/05/2023 12h58,
última modificação: 22/05/2023 12h58

O prefeito Anchieta Patriota anunciou em live, na última sexta-feira (19), que está enviando para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Nº 008/2023 que vai criar o programa municipal PROUNICA – Prouni Carnaíba.  O objetivo é conceder um benefício financeiro aos estudantes regularmente matriculados em instituição de ensino superior, pública ou privada, e que residam há mais de 60km do município.

Ao lado das secretárias de Educação Cecília Patriota e de Assistência e Inclusão Social, Thaynnara Queiroz, o prefeito anunciou a medida que tem por objetivo ajudar as famílias desses alunos na manutenção dos mesmos. “Sabemos das dificuldades da maioria desses alunos, que precisam se dedicar aos estudos, muitas vezes não podem conciliar com trabalho e fica uma carga muito pesada para as famílias”, explicou o prefeito.

Os critérios para ter direito ao benefício são, entre eles, apresentar declaração de matrícula, não possuir diploma de graduação anterior, a instituição ser sediada a partir de 60 km de distância de Carnaíba, a modalidade ser 100% presencial e documentações que comprovem a cidadania carnaibana.

O valor do benefício será de R$ 300,00 mensais, que será pago em 10 parcelas durante o ano letivo, totalizando o valor de R$ 3.000,00 por beneficiário. A renda familiar dos beneficiários não pode ser superior a quatro salários mínimos.

Para a secretária de Educação Cecília Patriota, o município tem a visão ampliada das suas responsabilidades com as crianças e adolescentes, no que diz respeito ao aprendizado. “Sabemos que a obrigação do município é a educação infantil e ensino fundamental, mas nunca pensamos assim, procuramos apoiar o máximo possível para que esses jovens sigam seus estudos, seja no fornecimento do transporte, das casas de estudante em diversos municípios e agora com essa bolsa complementar”, afirmou.

A secretária de Assistência e Inclusão Social, Thaynnara Queiroz, lembrou dos tempos de estudante do quanto esse tipo de ajuda faria diferença quando esteve na capital pernambucana para concluir os estudos. “A visão de gestão de Carnaíba é diferenciada por esse olhar para os que mais necessitam, eu sei das dificuldades que esses estudantes enfrentam, eu também já enfrentei, então sei a importância de uma ação como essa”, enfatizou a secretária.