Perguntas Frequentes

– O que é a Barra de Teclas de Atalho – É a barra localizada na parte superior do site responsável por facilitar o acesso a áreas distintas da página. Através dela é possível ir para o conteúdo, para o menu principal, para a busca e para o rodapé mais rapidamente, sem ser necessário navegar por toda a página.

– O que é a Barra de Acessibilidade – É a barra localizada na parte lateral do site responsável por facilitar o acesso à pessoas com alguma deficiência. Nessa área é possível ajustar o tamanho do texto, o contraste, mostrar apenas imagens ou apenas texto, realçar os links ou os títulos, aumentar fonte, zoom, modo leitura, etc. Nela também tem as teclas de acessibilidade, onde o usuário é redirecionado para uma página que contém todas as teclas de acessibilidade do site.

– O que é o menu Acessível em Libras – É a área localizada na parte lateral do site onde o cidadão pode clicar e ver um personagem transformando os textos e menus clicados na página em linguagem de libras, facilitando assim a compreensão de pessoas com deficiência.

– O que é a Área Institucional – Nessa área é possível conhecer mais de perto o município e a entidade nele localizada. Nela existem informações sobre a história do município, da entidade, a biografia do agente administrativo (Prefeito, Vice-Prefeito), hino da cidade, organograma, entre outras.

– O que é a Área de Secretarias e Órgãos – Nessa área é possível ver informações sobre as secretarias e departamentos da entidade. Há um detalhamento sobre cada uma delas, tais como: agente público, competências, contato, localização e notícias relacionadas.

– O que é a Área de Carta de Serviços – Nessa área é possível ver os principais serviços prestados ao cidadão. Esses serviços são categorizados de acordo com cada área, a fim de melhorar a consulta dos mesmos. Em cada serviço existem informações como: descrição do serviço, órgão, setor, categoria, serviço, público alvo, prazo para realização e requisitos.

– O que é a Área de Imprensa – Nesta área estão localizadas todas as notícias, galerias e publicações feitas pela entidade a fim de informar o cidadão dos principais acontecimentos e ações feitas pela mesma. Cada publicação é associada a uma secretaria competente, isso faz com que a consulta por notícias correlatas seja mais fácil de ser feita.

– O que é a Área de Contato – Nesta área do site é possível enviar um e-mail à entidade solicitando alguma informação ou tirando alguma dúvida. Além disso, o cidadão também pode ver a localização no mapa da entidade, bem como o endereço, e-mail e telefone para contato.

– O que é a Área de Pesquisa – Nessa área é possível pesquisar por alguma informação, tanto no site como no portal transparência. Essa pesquisa pode ser feita através de palavras chave, data, categoria, áreas do site e tags. As pesquisas podem ser feitas tanto por meio do menu “Pesquisa” localizado no menu principal, como no banner principal do site onde se encontra a barra de pesquisa “Busca no Portal!”.

– O que é a Área de Banners – Nessa área estão localizados os banners dos principais links de sistemas direcionados ao cidadão, como: Editais de Concurso, e-SIC, Ouvidoria, Portal Transparência, entre outros. Esses banners ficam localizados na página inicial, abaixo das notícias.

– O que é a Área de Serviços – Nessa área estão localizados os links dos serviços direcionados ao cidadão, como: nota fiscal eletrônica, legislação, dados abertos, webmail, entre outros. Essa área está localizada na página inicial, abaixo dos banners.

– O que é a Área de Editais Publicados – É a área onde são mostrados os últimos editais de concursos públicos, convocatórias e processos seletivos publicados pela entidade. É possível ver editais mais recentes bem como todos as publicações, basta clicar em “Acessar Mais” para visualizá-los.

– O que é a Área de Programas e Ações – É a área dos principais programas e ações executados pela entidade. Nela é possível ver a descrição do programa, as notícias relacionadas, legislações e despesas correlatas, estes últimos informações coletadas do portal transparências.

– O que é a Área de Rodapé – É a área localizada na parte inferior da página, onde está a logomarca, horário de atendimento, número de telefone, endereço e-mail de contato, além, dos links das redes sociais da entidade.

– O que é a Área de Telefones Úteis – É a área destinada a informar ao cidadão sobre os principais telefones de setores importantes do município.

– O que é a Área de Mapa do Site – É a área onde mostra como o site está montado. Em forma de árvore, é possível visualizar todos os menus e seus sub-menus, facilitando assim, o cidadão encontrar uma área existente no site institucional.

-Como posso denunciar a aplicação irregularidades ou atos de servidor público ou órgão/entidade integrante da Administração Pública Municipal? – Caso você possua informações sobre a malversação de serviços públicos e outras situações e queira denunciar, acesse o https://carnaiba.pe.gov.br/ouvidoria na página inicial deste site ou pelo e-mail ouvidoria@carnaiba.gov.br. Também temos um telefone para contato para recebimento de denúncias, reclamações e etc, que é o (87) 974002320.

Ao fazer a sua denúncia procure descrever todos os fatos de que tem ciência de maneira clara e objetiva, a fim de permitir que a apuração da irregularidade. Se possível, indique a maior quantidade de dados que você tem a disposição, tais como: nomes, datas e locais relacionados ao fato.

 – Qual o horário de atendimento na prefeitura? – A Prefeitura de Carnaíba funciona das 07h00 às 13h00h.

  – Como posso ter/solicitar acesso à informação? – A Prefeitura Municipal de Carnaíba dispõe de um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos, independentemente de solicitação, que pode ser por meio de requerimento online via e-SIC disponível neste site ou por meio de requerimento escrito entregue junto ao Serviço de Informação ao Cidadão, sito à Rua presidente Kennedy, nº 283 – Centro.

  – Como faço para pesquisar a remuneração dos cargos em comissão na Prefeitura de Carnaíba? – Acesse o Portal da Transparência e clique no botão “Servidores” que haverá uma lista com nomes e proventos, tanto dos cargos comissionados, quanto de servidores efetivos.

 – Como faço para solicitar manutenção da Rede Pública de Esgoto? – Você precisa se dirigir a Secretaria de Infraestrutura, localizada na Rua Jose Martins, s/n, das 07h às 17h, ou entrar em contato com o telefone (87) 9 9109-0512(WhatsApp), e informar: nome da pessoa solicitante, endereço e ponto de referência de onde se localiza o esgoto e informar um telefone para contato.

– Como faço para solicitar manutenção na Rede Pública de Iluminação? – Você precisa se dirigir a Secretaria de Infraestrutura, localizada na Rua Jose Martins, s/n, das 07h às 17h, ou entrar em contato com o telefone (87) 9 9109-0512(WhatsApp), e informar: nome da pessoa solicitante, endereço onde o poste está localizado, foto do poste com a sua respectiva numeração/barramento e informar um telefone para contato.

 – Como faço para solicitar retirada/recebimento de entulho? – Você precisa se dirigir a Secretaria de Infraestrutura, localizada na Rua Jose Martins, s/n, das 07h às 17h, ou entrar em contato com o telefone (87) 9 9109-0512 (WhatsApp), e informar: nome da pessoa solicitante, se será retirada ou recebimento de entulho, endereço com ponto de referência e informar um telefone para contato.

– Posso parcelar minha dívida de IPTU? Sim, procure o setor de Tributos na prefeitura ou por e-mail tributos@carnaibape.gov.br.

-Como faço para passar o IPTU para meu nome? Procure o setor de tributos com o documento de compra e venda ou por e-mail tributos@carnaibape.gov.br.

-O imóvel sendo terreno, é gerado IPTU? Sim, o contribuinte deve procurar o setor de tributos e pegar seu carnê ou por e-mail tributos@carnaibape.gov.br.