IDEPE 2022: A maior nota de matemática do Estado é de Carnaíba

publicado: 03/08/2023 16h15,
última modificação: 03/08/2023 16h15

A consolidação de um trabalho focado no aprendizado do aluno resulta, mais uma vez, no crescimento regular dos índices do IDEPE 2022. Carnaíba se destacou em dois aspectos: ficou em 2º lugar no Estado nos anos iniciais e alcançou um feito inédito: A Escola Domingos Jacinto obteve a maior nota em matemática de todo o Estado: 9,09. Esse desempenho espetacular demonstra a qualidade da educação no município.

Na média geral, a escola obteve 7.87, ficando em primeiro lugar na Regional do Sertão do Pajeú. A secretária de Educação Cecília Patriota parabenizou toda a equipe escolar, especialmente a professora Edneide Gomes (Deda), que se dedica ao aprendizado dos alunos. Ela destacou que 14 estudantes acertaram todas as questões da prova de matemática. “Isso é fruto de dedicação, de um conjunto de forças que passa pela gestão, coordenação da escola, demais professores, secretaria e prefeitura”, afirmou.

O prefeito Anchieta Patriota também esteve na Escola Domingos Jacinto, junto com a secretária Cecília, para congratular os alunos e os profissionais pelos resultados. Ele ressaltou que os índices refletem o amor e o compromisso com a educação de muitos. “Nossos agradecimentos à equipe gestora, aos professores, aos familiares, aos meninos e meninas que nos dão força para acreditar que é possível chegar lá! Esses resultados demonstram que estamos no caminho certo, priorizando a educação, transformando realidades das famílias carnaibanas”, disse.

Entre as ações que a Secretaria realiza de forma consistente, podemos citar o ensino integral, que foi implantado ano passado e já ultrapassa a meta do Plano Nacional de Educação, do Governo Federal, que é de 25%  integral até 2024. Carnaíba tem, atualmente, 1.397 estudantes no regime integral nos anos finais e 5º ano. Isso significa 38% da Educação Básica.

Além disso, outras ações como reforço escolar, escolas bem equipadas, merenda reforçada, valorização do professor e capacitações permanentes só reforçam esses resultados. Outra iniciativa da Secretaria de Educação foi criar uma avaliação diagnóstica, o Conectando, além das avaliações externas. Os resultados desses diagnósticos norteiam as ações de reforço ao aprendizado dos alunos. “É um instrumento que utilizamos para redirecionar as ações, verificando os alunos que necessitam de reforço. Todos têm o direito de aprender e precisamos ter esse olhar diferenciado para quem precisa desse suporte”, explica a secretária Cecília Patriota.

A mesma atenção que é dada às escolas da sede é feita também na Zona Rural do município. Os resultados demonstram esses investimentos: a Escola João Joaquim, do Sítio Jatobá teve média 8.76. É a segunda melhor nota da Região do Pajeú e a 6ª melhor do Estado.