Funcional kids: um projeto para combater a obesidade infantil

publicado: 15/02/2024 11h22,
última modificação: 15/02/2024 11h22

A Secretaria Municipal de Saúde através do PROTEJA, E-multi e Academia da saúde, retornou as atividades do grupo Funcional kids no dia 01/02. Os encontros são realizados duas vezes por semana, na Academia da Saúde do bairro Carnaíba Velha.  Na segunda-feira às 17h e nas terças, às 18h.

As atividades do Funcional kids incluem exercícios funcionais, que trabalham a força, a resistência, a coordenação e a flexibilidade das crianças, além de brincadeiras lúdicas, que estimulam a criatividade, a cooperação e a diversão.

Atualmente, cerca de 35 crianças participam do grupo, que tem como principal objetivo prevenir a obesidade infantil por meio de hábitos saudáveis.

As crianças também recebem orientações de educação nutricional. O projeto conta com o apoio de profissionais de saúde, como os educadores físicos Leo Medeiros e Amanda Siqueira e as nutricionistas Wedyla Patriota e Luedja salvador.

O Funcional kids é um exemplo de como a saúde pública pode atuar de forma preventiva e integrada, envolvendo diferentes setores e agentes sociais. O projeto mostra que é possível combater a obesidade infantil com ações simples, mas efetivas, que valorizam a saúde, a educação e a cidadania das crianças.