Fórum Prefeitas e Prefeitos do Pajeú pelo Clima e pelas Águas

publicado: 11/03/2022 06h49,
última modificação: 11/05/2022 06h53

O prefeito Anchieta Patriota participou, nesta quinta-feira (10), em Floresta, do Fórum Prefeitas e Prefeitos do Pajeú pelo Clima e pelas Águas. Esteve acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Anchieta Alves e da diretora de Meio Ambiente Edna Andrade.

Participaram do evento representantes de todos os municípios que integram a bacia do Pajeú, a convite da Prefeitura de Floresta, através da Secretaria Municipal de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Estiveram presentes o secretário Estadual de Meio Ambiente, José Antônio Berttoti, o presidente da Amupe José Patriota, além de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú- CBHSF, Centro Brasil no Clima – CBC, IPA e Diocese de Floresta.

De acordo com o Fórum, entre os grandes desafios da Bacia do Rio Pajeú estão os processos de degradação de suas matas ciliares por atividades humanas e agropecuárias, o assoreamento do seu leito, a poluição de suas águas pelos problemas de saneamento, a introdução de espécies exóticas que comprometem a biodiversidade e a capacidade da bacia em reter água subterrânea e recarregar o lençol freático.

Durante o evento foram apresentados painéis com as temáticas Política Estadual de Clima e Água, Avanços da APAC no contexto da Bacia do Rio Pajeú e Panorama da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú – desafios e riscos.

Ao final do evento foi assinada a Carta das Prefeitas e Prefeitos do Pajeú pelo Clima e Pela Água, que firma a parceria entre municípios na proposição e implementação de ações e projetos de enfrentamento das questões climáticas e hídricas nos municípios pernambucanos.

“Em Carnaíba nós já desenvolvemos diversas ações de proteção do Rio e cuidado com o Meio Ambiente: temos um canteiro permanente de mudas e fazemos essa distribuição constante entre os agricultores, investimos em saneamento e em caixas coletoras de tratamento em diversas localidades, além da perenização do Rio Pajeú com as barragens, continuaremos ampliando essas ações, por isso apoiamos essa iniciativa e juntos com os demais colegas assinamos esse compromisso”, afirmou o prefeito Anchieta Patriota.