Carnaíba realiza 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar

publicado: 30/05/2023 16h49,
última modificação: 30/05/2023 16h49

Aconteceu nesta terça-feira (30) a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/Carnaíba), com o apoio da Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social.

 

Na mesa de abertura, o prefeito Anchieta Patriota, o vice-prefeito Júnior de Mocinha, as secretárias Thaynnara Queiroz (Assistência) e Cecília Patriota (Educação), os secretários  Anchieta Alves (Agricultura), Everaldo Patriota (Governo); os integrantes do CONSEA-Carnaíba, Uedla Patriota e Marcos Panta; representante do Consea Estadual, Adilson Viana; representante da juventude, presidente do Grêmio Estudantil Alan Jones; presidente do CAE, Maria Carolina Bessa; presidente da Assemuca, João Teotônio e Sebastião Neto presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaíba.

 

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, o prefeito Anchieta Patriota saudou os participantes, ressaltando a importância de um evento como este. “Estamos no século XXI e o mundo ainda não resolveu o problema da fome, sabemos que milhões de pessoas ainda não tem acesso ao básico para sobreviver. Aqui em Carnaíba enfrentamos essa questão com ações que passam pelo acesso a água tratada e de qualidade para todos, pelo investimento em barragens de níveis para perenização do Rio Pajeú fortalecendo a agricultura familiar, entre tantas outras ações que tem por objetivo garantir a soberania alimentar para as famílias carnaibanas”, ressaltou.

 

Outras ações do governo municipal foram lembradas pelos demais oradores, como o secretário de agricultura Anchieta Alves ao falar da distribuição de mudas do cajueiro anão, apoio a psicultura e apicultura, além da distribuição de fogões ecológicos e apoio ao homem e a mulher do campo. Outro destaque foi a alimentação escolar, com merenda de qualidade, inclusive garantindo que os alunos passem mais tempo na escola. “Nós pensamos na qualidade da alimentação das crianças o tempo todo, contamos com nutricionistas, com o apoio do CAE, através de sua presidente Carol, que está sempre visitando as escolas, comprovando a aprovação e a qualidade do cardápio da merenda escolar”, destacou Cecília Patriota.

 

A secretária de Assistência e Inclusão Social, Thaynnara Queiroz também ressaltou as ações do governo municipal e as políticas públicas que garantem essa segurança alimentar, anunciando para o dia 09/06 a inauguração da cozinha comunitária.  “Queremos garantir que nenhum cidadão e cidadã carnaibana fiquem sem ter o almoço do dia. São políticas públicas como estas que passam pela democracia e pela educação libertadora que é o que desejamos para nosso município”, reforçou a secretária.

 

Na sequência, a palestra magna “Fome, vozes,  direito e democracia: diálogo necessário para efetivação do SSAN”, foi proferida pela assistente social e psicopedagoga Sandra Moreno, que é também especialista em políticas públicas.  Após debate e aprovação das propostas foram eleitos os delegados que irão participar da conferência estadual.

Na oportunidade, também aconteceu o encerramento oficial da campanha Maio Laranja/18 de maio, onde diversas ações foram realizadas durante todo o mês para conscientização do abuso sexual contra crianças e adolescentes.