Carnaíba: Modelo de sucesso em alfabetização

publicado: 11/03/2024 12h02,
última modificação: 11/03/2024 12h02

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) revelou, nesta quinta-feira (07), o Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE), uma métrica desenvolvida para avaliar o empenho dos municípios na implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização de crianças no 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Carnaíba, mais uma vez se destaca: sendo um município de pequeno porte do sertão de Pernambuco, alcançou a nota máxima, colocando-se ao lado de Recife e Igarassu, como um exemplo de excelência.

Com uma média estadual de apenas 3,9, a maioria dos municípios pernambucanos foi classificada em situações “crítica” ou “grave”. No entanto, Carnaíba, junto com Recife e Igarassu, atingiu o nível “desejável”, com notas entre 9 e 10, nos cinco eixos de avaliação da política pública: legislação, parcerias, formação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento de aprendizagem.

Esse resultado é o fruto de uma administração dedicada à educação e focada em atuar nos eixos fundamentais que promovem transformações significativas na vida das pessoas.

O projeto “Saber Ler na Idade Certa” baseou-se em dados dos 184 municípios do estado, disponíveis em um painel interativo que permite ao cidadão verificar a situação de sua localidade e contribuir com sugestões.

*Com informações do TCE/PE