Carnaíba é destaque no relatório do Programa Criança Alfabetizada

publicado: 04/01/2023 11h13,
última modificação: 04/01/2023 11h14

A área da educação é uma das principais prioridades da Prefeitura de Carnaíba, no Sertão do Pajeú. As ações realizadas pela gestão local têm apresentado resultados positivos e um deles foi à adesão do município ao Programa Criança Alfabetizada (PCA), do Governo de Pernambuco.

O relatório do PCA, de dezembro de 2022, mostrou que Carnaíba está no caminho certo no tocante a educação básica. No documento, a cidade ganhou destaque em diversos pontos, a partir do encanto e a empolgação de crianças estudantes com a proposta lúdica do Programa; série de atividades interativas e o reforço de incentivo à leitura.

O prefeito do município, Anchieta Patriota (PSB), comemorou a presença de Carnaíba no relatório.

“Foi com alegria que tomamos conhecimento. Não temos medido esforços para fortalecer a nossa educação pública de qualidade. Seguiremos nessa linha, buscando a cada dia mais qualificar nossos estudantes para que essas crianças tenham um processo de alfabetização consolidado já no segundo ano do ensino fundamental”, frisou o prefeito.

“A nossa educação recebeu um grande reforço com a adesão ao Programa Criança Alfabetizada, que foi uma extraordinária ação do governo Paulo Câmara, que sempre teve um olhar especial para a área”, registrou a secretária municipal de educação, Cecília Patriota.

Carnaíba é farol para outros municípios quando se trata de monitoramento de indicadores, de busca ativa de crianças fora da rede, resultados de teste de fluência, de êxito no Prêmio Escola Destaque e da promoção de programas de leituras.

Esse foco educacional na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental levou o município a ganhar visibilidade e conquistar sucessivos Prêmios Escola Destaque por diferentes unidades de ensino.

Para lembrar: em 2019, destacou-se com três escolas (o Grupo Escolar Joana Freire, na sede; a Escola Municipal Professora Maria Giselda Simões Inácio, no Povoado Serra Branca; e a Escola Municipal José Batista Neto, no distrito de Ibitiranga); em 2022, conquistou um dos lugares no ranking das 50 melhores com o trabalho da Escola Municipal Padre Frederico Bezerra Maciel, do Povoado Itã.

SOBRE O PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA – foi criado pelo Governo do Estado em 2019 e é o maior programa de alfabetização da história de Pernambuco. A iniciativa apoia os 184 municípios pernambucanos na busca pela alfabetização de todas as crianças que estudam na rede pública, garantindo, além da maior aprendizagem, o acesso a oportunidades e a um futuro melhor. A meta do programa é alfabetizar as crianças pernambucanas até os sete anos de idade ou ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.