O projeto “Gestão da Água e Desenvolvimento Rural Sustentável no Pajeú”, de Carnaíba, alcançou uma posição de destaque, conquistando o 2º lugar na categoria Empreendedorismo Rural do renomado prêmio Prefeitura Empreendedora, promovido pelo Sebrae.
A certificação foi feita na tarde desta segunda-feira (15), durante o 7º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Centro de Convenções, em Recife. Representando o prefeito, que não pode comparecer a cerimônia, o secretário de Agricultura Anchieta Alves recebeu o prêmio, acompanhado do agente de Desenvolvimento Gerson Plácido e da jornalista Maria Brassan.
O projeto celebra o êxito da construção de barragens, que resultou na perenização do Rio Pajeú, permitindo que agricultores familiares tenham água o ano inteiro para irrigar suas plantações. Além da água, os agricultores também contam com assistência técnica permanente e muitos deles foram beneficiados com sistemas de irrigação por gotejamento.
As iniciativas integradas da Prefeitura de Carnaíba, por meio das Secretarias de Agricultura e Infraestrutura, têm sido um catalisador para o aumento da renda dos agricultores. Agora, eles podem realizar colheitas múltiplas ao longo do ano, superando a dependência histórica do ciclo de chuvas.
A certificação concedida pelo Sebrae e pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), ambas instituições de grande prestígio nacional, não apenas enaltece o trabalho realizado, mas também evidencia o compromisso de Carnaíba com o fomento do empreendedorismo local. As ações em prol do pequeno produtor não só fortalecem a economia local, mas também promovem o bem-estar de toda a comunidade carnaibana.