Caravana do Rio Pajeú chega a Carnaíba

publicado: 17/05/2023 12h59,
última modificação: 17/05/2023 12h59

Está acontecendo desde abril a Caravana do Rio Pajeú, movimento que teve início há 15 anos, quando um grupo de organizações da sociedade civil do território do Sertão do Pajeú, planejou e executou uma mobilização para conscientização dos desafios ambientais enfrentados pelo Rio Pajeú.

A partir de então, várias atividades semelhantes aconteceram ao longo dos anos, com o objetivo de chamar a atenção para os temas que atingem diretamente a realidade de conservação e preservação do Rio Pajeú e seus afluentes.

Esse ano, a Caravana do Rio Pajeú retorna suas ações, após o período mais crítico da pandemia do Covid-19, ampliando suas ações envolvendo os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú e as organizações que compõem a Rede Pajeú de Agroecologia no território. Aqui em Carnaíba, a caravana passou na última terça-feira (09), no sítio Matinha/Boqueirão e foi acompanhada pelo secretário de Agricultura Anchieta Alves e pela diretora de Meio Ambiente, Edna Andrade.

Estão previstas cinco atividades da Caravana, que percorrerá desde a nascente à foz do Rio Pajeú. As atividades pretendem envolver a sociedade em geral, bem como o poder público, e – à cada parada da caravana – acontecerão reflexões sobre a realidade local, onde serão elencadas denúncias e anúncios de caminhos para enfrentamento aos desafios de conservação e preservação do Rio.

Um dos pontos altos da caravana será a participação no evento da “Campanha Vire Carranca”, que é uma iniciativa no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, onde será apresentado um documento contendo todas as questões registradas ao longo da Caravana do Rio Pajeú, com o objetivo de sensibilizar gestores e sociedade em geral sobre ações que precisam ser feitas na perspectiva do desenvolvimento sustentável do território, a partir do cuidado com o Rio Pajeú e seus afluentes.