Perguntas Frequentes

Prefeitura Municipal de Carnaíba

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  • Perguntas Frequentes

    Quais os pontos turísticos do município?

    A Serra da Matinha, o Museu Zé Dantas, a Barragem do Chinelo, o Cruzeiro depois do Oitizeiro, entre outros.

  • Perguntas Frequentes

    O município oferece casa de apoio no recife o em outra cidade?

    Temos a casa de apoio para o pessoal que precisa se deslocar para um atendimento de saúde na capital. Como também as casas de estudantes, no Recife, Garanhuns e Serra Talhada.

  • Perguntas Frequentes

    Na escola de musica os alunos tem acesso aos instrumentos?

    Sim, seja nas aulas de violão, teclado, bateria, violino, sanfona e instrumentos de sopro.

  • Perguntas Frequentes

    No município possui órgão direcionado a mulher(direitos, incentivos e proteção)?

    Sim, temos a diretoria da mulher, localizada no centro da cidadania, na rua Joaquim Escrivão.

  • Perguntas Frequentes

    Os alunos tem acesso a fardamento escolar?

    Todos os anos os alunos recebem o fardamento.

  • Perguntas Frequentes

    Qual o valor do ITBI no município?

    2% do valor do imóvel.

  • Perguntas Frequentes

    No município existe existe outros serviços de saúde, diferente dos ofertados no hospital e UBS?

    Sim, existe o centro especializado em reabilitação, localizado na rua Joaquim Escrivão, Centro.

  • Perguntas Frequentes

    Tem parcelamento de IPTU vencido?

    O contribuinte sempre pode parcelar, dependendo do valor e respeitando a UFM (Unidade Financeira do Município), o debito pode ser parcelado em até 36 vezes.

  • Perguntas Frequentes

    Onde emitir o RG e a reservista?

    No centro da cidadania, na rua Joaquim Escrivão, Centro.

  • Perguntas Frequentes

    Como faço para adquirir um terreno no cemitério?

    Procurar o setor de tributos e quitar a taxa que depende do tamanho do terreno (cova).

  • Perguntas Frequentes

    O município possui escola de período integral? Quais?

    Todas as escolas dos anos finais são semi-integrais e os quintos anos também são semi-integrais. Segundo o MEC, a partir de 35h já pode considerar integral, no nosso município os alunos passam de 35 a 40 horas semanais nas salas de aula.

  • Perguntas Frequentes

    Qual local que eu faço meu cartão do SUS e como faço?

    Faz nas próprias UBS. É necessário levar cpf, rg e comprovante de residência

  • Perguntas Frequentes

    O município possui quantas Unidades Básicas de Saúde?

    Possui 10 (dez) Unidades Básicas de Saúde.

  • Perguntas Frequentes

    Como contatar o conselho tutelar?

    Por e-mail conselhotutelar.carnaiba@hotmail.com ou por telefone (87) 99195-9782

  • Perguntas Frequentes

    Onde estão localizadas as feiras livres do município?

    No patio de feiras" André Pereira " localizado na Rua Manoel de Queiroz Lima

  • Perguntas Frequentes

    Onde fica o Procon do município?

    Não possui.

  • Perguntas Frequentes

    Como fazer para falar com o gestor da entidade?

    Possui dois gabinetes: um fica localizado no predio da prefeitura e o outro no predio da secretaria de educação ou por e-mail prefeito@carnaiba.pe.gov.br

  • Perguntas Frequentes

    Qual o horário de atendimento das secretarias?

    De segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

  • Perguntas Frequentes

    Como saber informações sobre turismo?

    No prédio da secretaria de Cultura ou por e-mail culturaeturismocarnaiba@hotmail.com

  • Perguntas Frequentes

    Como saber os dados sobre Educação, como matrícula, calendário escolar, unidades de ensino etc?

    Quadro de informações no prédio da secretaria de Educação ou por email educacao@carnaiba.pe.gov.br

  • Perguntas Frequentes

    Como consultar informações sobre impostos?

    No setor de tributos da prefeitura, ou por e-mail tributos@carnaiba.pe.gov.br.

  • Perguntas Frequentes

    Como faço para agendar minha vacina contra a COVID-19?

    As vacinas contra a COVID-19 estão disponíveis nas salas de vacina das 10 unidades básicas de saúde. Também temos o posto fixo nas terças feiras e quintas-feiras, que funciona na UBS João Alves dos Reis, no horário da 8h às 13h.

  • Perguntas Frequentes

    Como faço para obter informações sobre cursos de qualificação gratuitos?

    Na secretaria de Administração e na secretaria de Assistência Social do município.

  • Perguntas Frequentes

    Onde posso obter informações sobre abertura e regularização de empresas na cidade?

    Na nossa cidade não tem, só através dos escritórios de contabilidade

  • Perguntas Frequentes

    Sou servidor, como saber informações e consultar contracheque?

    Pode pedir informações no setor de rh da prefeitura ou por email rh@carnaiba.pe.gov.br, primeiro será feito um cadastramento para emissão no contracheque online, e depois o acesso no endereço https://portaldoservidor.publicsoft.com.br/sistemas/portaldoservidor/views/

  • Perguntas Frequentes

    Qual horário o prédio da entidade fica aberto ao público?

    Segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.

  • Perguntas Frequentes

    Como faço pra emitir o IPTU?

    Procurar o setor de tributos na prefeitura, ou pelo e-mail tributos@carnaiba.pe.gov.br

  • Perguntas Frequentes

    Como faço pra emitir uma nota fiscal eletrônica?

    procurar o setor de tributos na prefeitura, ou pelo e-mail tributos@carnaiba.pe.gov.br. É necessário o serviço ter sido prestado no município

  • Perguntas Frequentes

    Qual o endereço, telefone e horário de atendimento da Ouvidoria?

    Rua Presidente Kennedy, nº 283, Centro. Atendimento da 7h às 13h, Contato: ouvidoria@carnaiba.pe.gov.br ou pelo telefone (87) 97400-2320

  • Perguntas Frequentes

    Qual o endereço, telefone e horário de atendimento do e-SIC?

    Rua Presidente Kennedy, nº 283, Centro. Atendimento da 7h às 13h, Contato esic@carnaiba.pe.gov.br

  • Perguntas Frequentes

    Qual o endereço, telefone e horário de atendimento da entidade?

    Rua Presidente Kennedy, nº 283, Centro. Atendimento da 7h às 13h

  • Perguntas Frequentes

    Onde posso acessar as Legislações Municipais?

    As legislações municipais estão no link do item “Legislação” no menu do portal da transparência

  • Perguntas Frequentes

    Quem deve divulgar os dados nas páginas de transparência?

    Todos os órgão e entidades da Administração Direta e Indireta (Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista) do Poder Executivo devem manter, em seus sítios na Internet, Páginas de Transparência Pública.

  • Perguntas Frequentes

    Com qual frequência o Portal de transparência é atualizado?

    Temos diversos fluxos de atualizações no Portal da Transparência. Grande parte das informações do Portal é atualizada mensalmente, porém, em casos específicos temos atualizações bimestrais, quinzenais, semanais e até mesmo diárias, sempre respeitando prazos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e principalmente o interesse do munícipe.

  • Perguntas Frequentes

    No que consiste o acesso às informações públicas?

    A Lei nº 12.527/2011 instituiu para os órgãos públicos a obrigatoriedade de disponibilizar a todos o acesso a atos administrativos, tais como contratos, convênios e demais atos da atividade do setor público. Além disso, a lei federal obriga os órgãos e entidades públicas, tanto da administração direta quanto indireta, a manterem sítios oficiais na rede mundial de computadores informações de interesse coletivo e/ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

  • Perguntas Frequentes

    O que é o Portal da Transparência?

    É um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas de governo, em âmbito federal. Estão disponíveis informações sobre os recursos públicos federais transferidos pelo Governo Federal a estados, municípios e Distrito Federal e diretamente ao cidadão, bem como dados sobre os gastos realizados pelo próprio Governo Federal em compras ou contratação de obras e serviços.

  • Perguntas Frequentes

    O que é Empenho?

    Ato emanado de autoridade competente, que cria para o estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; a garantia de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido; é o primeiro estágio da despesa pública.

  • Perguntas Frequentes

    O que é Liquidação?

    É o segundo estágio da despesa orçamentária. A liquidação da despesa é, normalmente, processada pelas Unidades Executoras ao receberem o objeto do empenho (o material, serviço, bem ou obra). Conforme previsto no art. 63 da Lei nº 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem como objetivos: apurar a origem e o objeto do que se deve pagar; a importância exata a pagar; e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

  • Perguntas Frequentes

    O que é Licitação?

    Processo pelo qual o poder público adquire bens e/ou serviços destinados à sua manutenção e expansão. São modalidades de licitação: convite, tomada de preços, concorrência pública, leilão e concurso público. (Lei 8.666 de 21 de junho de 1993). Fonte: Tesouro Nacional

  • Perguntas Frequentes

    O que é Lei Orçamentária Anual (LOA)?

    Lei especial que contém a discriminação da receita e da despesa pública, de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

  • Perguntas Frequentes

    O que é Lei de Responsabilidade Fiscal?

    Define as responsabilidades e deveres do administrador público em relação aos orçamentos da União, dos estados e dos municípios, bem como os limites de gastos com pessoal, proibindo a criação de despesas de duração continuada sem uma fonte segura de receitas. Introduziu restrições orçamentárias na legislação brasileira e criou a disciplina fiscal para os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Lei Complementar Nº 101, de 04 de Maio de 2000.

  • Perguntas Frequentes

    O que é o Plano Plurianual (PPA)?

    Lei que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Vigora por cinco anos, sendo elaborado no primeiro ano do mandato presidencial, abrangendo até o primeiro ano do mandato seguinte.

  • Perguntas Frequentes

    O que é Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO?

    Lei que compreende às metas e prioridades da Administração Pública Federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.