Página Inicial Notícias

Prêmio Band Cidades Excelentes anuncia vencedores das melhores gestões públicas do país

Prêmio que reconhece e incentiva as boas práticas da gestão pública em todo o país, o Prêmio Band Cidades Excelentes anunciou, na noite desta terça-feira (23), os vencedores da etapa nacional. Na etapa Estadual, o município de Carnaíba consolidou o 2º lugar no Índice Geral e o 3º no pilar Educação. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros com o “Oscar da Gestão Pública”.

O prêmio é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país.

Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final avaliando cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública.

João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, avaliou a premiação: “Esse foi um sonho que começou há 13 anos atrás, mas foi um desafio muito maior do que eu tinha imaginado a execução disso. Hoje, essa execução é feita com máquinas, com softwares, não tem mão humana, não tem jeito de ‘dar um jeitinho’. Quem está aqui é porque atingiu os três melhores lugares nas categorias”, afirmou.

ENTENDA A AVALIAÇÃO

Para cada pilar, os municípios são separados em 3 categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: Menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Este ano foram acrescidas cidades acima de 500 mil habitantes e capitais.

São estes os pilares e seus indicadores:

Eficiência Fiscal e Transparência
% de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capta, resultado fiscal, índice de transparência, aderência ao plano de contas.

Educação:
Analfabetismo, expectativa em anos de estudo, taxa de abandono anos finais ensino fundamental, taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental, gasto com Educação por aluno por IDEB, resultado IDEB anos finais Ensino Fundamental, resultado IDEB anos iniciais Ensino Fundamental, distorção Idade-Série Ensino Fundamental, Acesso à Educação infantil -creche.

Saúde e Bem-Estar
Cobertura estratégica Saúde da Família, expectativa de vida ao nascer, número de leitos hospitalares por mil habitantes, número de profissionais de saúde por mil habitantes, proporção de internações sensíveis a atenção básica-ISAB, taxa de mortalidade infantil por mil habitantes, casos por Covid-19 por 100 mil habitantes e mortes por Covid 19 por 100 mil habitantes.

Infraestrutura e Mobilidade Urbana
Condições ambientais urbanas, condições habitacionais, infraestrutura Urbana, serviços coletivos urbanos, abastecimento de água, frotas de veículos por habitante, Deslocamento casa trabalho em menos de 1 hora.

Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
PIB per capita, Índice de GINI da renda domiciliar per capita, jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio, pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior, percentagem de pobres na população, renda domiciliar Per Capita, % da população economicamente ativa empregadas, taxa de homicídios, taxa de homicídios por arma de fogo, taxa de mortes no Trânsito.

Nos valores de referência, Carnaíba teve boas notas em praticamente todos os pilares, ficando, de acordo com os valores de referência, entre o patamar “desenvolvidas” e “em desenvolvimento”. Em Educação, por exemplo a nota máxima é 80 ou superior para que a classificação seja “excelente”, Carnaíba alcançou a nota 73,70.  Considerando que não houve tempo hábil para enviar projetos, podemos esperar que a pontuação seja ainda melhor em 2022 pelo conjunto de obras e ações que estão sendo realizadas no município.

*Com informações do site Cidades Excelentes e Instituto Áquila